sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

UMA DIDÁTICA DA INVENÇÃO
VII
No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá
onde a criança diz: Eu escuto a cor
dos passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não
funciona para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um
verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta, que é a voz
de fazer nascimentos –
O verbo tem que pegar delírio.
Barros, Manoel. O livro das Ignorãças. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
 
 2012 foi um ano de muitas realizações para o PIBID na São Camilo - ES. Aprendemos à medida que nos inventávamos e reinventávamos (acho que trabalhar com educação passa meio por aí), o fato é que chegamos a 2013 - apropriando-nos de Manoel de Barros - apegando-nos ao delírio que ação de fazer faz brotar. Acesse e viva conosco um pouco desse nosso in/reinevntar em 2012.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-010-matemtica-moderna-nas-salas-de-aula

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-011-a-utilizao-dos-materiais-manipulativos

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-012-expanso-martima-europeia

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-015-explorando-o-ldico-na-aprendizagem-matemtica

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-016-reunio-de-coordenao-de-rea-de-matemtica

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-017-explorando-o-laboratrio-de-matemtica

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-018-gnreo-textual-receita

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-019-explorando-a-geometria-com-confeco-de-materiais

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-020-trabalhando-com-planfletos-nas-aulas-de-matemtica

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-021-revivendo-muqui

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-022-oficina-de-conservao-restaurao-e-anlise-de-documentos-histricos

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-026-oficina-de-restaurao

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-034-relatrio-matemtica

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-035-relatrio-histria

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-036-relatrio-biologia

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/relatrio-parcial-ana-rita2



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Língua Portuguesa: Oficinas de leitura, escrita e interpretação



As oficinas vivenciadas pelo grupo de Língua Portuguesa propiciou momentos enriquecedores de práticas de leitura e escrita com o objetivo de alavancar as capacidades leitora e escrevedora dos alunos e garantir a transposição didática na ensinagem da língua de forma compatível com os avanços linguísticos e as teorias psicolinguísticas estudas nos Grupos de Estudo. Para isso realizaram diferentes oficinas, como:

  • Poemas Vestidos (vestidos feitos de papel contendo poemas para serem lidos), Memórias para Vestir (três meninas usaram vestidos feitos de papel contento também diversos poemas no corpo para serem lidos); 
 
  • O Texto Verbal e Visual (representação de cenas de livros clássicos e apresentação de dança com música tema do filme “O Mágico de Oz.) e Obras cantadas (pequeno coral acompanhado pelo violão cantando as músicas “Dom Quixote” e “Maluco Beleza”). O que seria uma simples exposição de trabalhos textuais, se tornou em um belo evento literário de uma semana.
 
  • Criação do boneco ‘POLI’, com o intuito de servir-nos como base para o desenvolvimento de nossas atividades em leitura, escrita e intertextualidade; processo de construção da personalidade de seus ‘POLIS’, remetendo-se à visão da sociedade.
 
Com as estratégias aplicadas, o interesse pelo estudo da língua está sendo ressignificado e os alunos atendidos estão desmistificando a concepção negativa de que o ato de se estudar e aprender a língua é chato, desnecessário e distante da realidade desses sujeitos