sexta-feira, 3 de maio de 2013

PIBID/2012 – SÃO CAMILO – ESPÍRITO SANTO NA SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL 2013


 No dia 24 de abril de 2013, no auditório Pe. Ângelo Brusco, no Campus I do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo foi realizado, como parte da Semana de Ação Mundial pela Educação, o Seminário “A valorização dos profissionais da educação e o direito à educação”.

Visão parcial do auditório








Na oportunidade, a Profª MSc Sumika Hernandez Piloto,  Pedagoga da Rede Municipal de Vitória, membro do Colegiado FOPEIES 2011-2013  e Membro Suplente do Comitê Diretivo do MIEIB ministrou uma mini-conferência sobre o tema do evento.


 
Profa. Sumika em sua preleção aos participantes do seminário


À fala inflamada da Profa. Sumika, seguiu-se uma “Conversa Aberta” norteada pela temática Educação de Qualidade como política pública. Moderada pela Profa. MSc. Jaqueline Ramalho Nogueira Santos – coordenadora de área do PIBID no subprojeto de Historia – essa mesa contou com a participação do Deputado Estadual Sr. Rodrigo Coelho, da Profa. Rosilane Barreira subsecretaria da Educação Básica e da Profa. Ana Rita Louzada representante da SEDU. A mesa suscitou um debate acalorado com a participação dos presentes.


Conversa aberta: Educação de qualidade como política pública



O evento contou com a participação dos pibidianos do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo e de professores da rede pública (municipal e estadual) de Cachoeiro de Itapemirim e seu entorno.
Após o almoço, aconteceram os ciclos de debates:
1. Gestão participativa das escolas e dos sistemas de educação – Prof. Vilmar Lugon – SEDU/UNDIME

     2. Condições de trabalho – Profª MSc Sumika Hernandez Piloto – FOPEIS/MEB
   3.  Desafios para o exercício da profissão frente às transformações sociais na atualidade – Profa. Dra. Augusta Maria Bicalho – São Camilo – ES
    4. Política de formação inicial e contínua de qualidade aos docentes – Profa. Renata Grola Louvatti – UFES/GRUFAE.


Prof. Vilmar em sua participação no Ciclo de Debate Gestão participativa das escolas e dos sistemas de educação

Encerrando este dia, os bolsistas do PIBID sob a orientação da Profa. Keila Cristina Belo – especialmente convidada para a ocasião – montam um quebra-cabeça da valorização docente com aspectos importantes na materialização desta ação.







       Segundo a Profa. MSc. Regina Helena Souza Ferreira, Coordenadora Institucional do PIBID/São Camilo – ES, “eventos assim confirmam a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, pois a valorização do professor relaciona-se, também, com uma formação de qualidade e ações que permitam ao docente em formação oportunidade de vivenciar o aprendido na academia e ao docente já atuante formação continuada em serviço.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário