quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Língua Portuguesa: Oficinas de leitura, escrita e interpretação



As oficinas vivenciadas pelo grupo de Língua Portuguesa propiciou momentos enriquecedores de práticas de leitura e escrita com o objetivo de alavancar as capacidades leitora e escrevedora dos alunos e garantir a transposição didática na ensinagem da língua de forma compatível com os avanços linguísticos e as teorias psicolinguísticas estudas nos Grupos de Estudo. Para isso realizaram diferentes oficinas, como:

  • Poemas Vestidos (vestidos feitos de papel contendo poemas para serem lidos), Memórias para Vestir (três meninas usaram vestidos feitos de papel contento também diversos poemas no corpo para serem lidos); 
 
  • O Texto Verbal e Visual (representação de cenas de livros clássicos e apresentação de dança com música tema do filme “O Mágico de Oz.) e Obras cantadas (pequeno coral acompanhado pelo violão cantando as músicas “Dom Quixote” e “Maluco Beleza”). O que seria uma simples exposição de trabalhos textuais, se tornou em um belo evento literário de uma semana.
 
  • Criação do boneco ‘POLI’, com o intuito de servir-nos como base para o desenvolvimento de nossas atividades em leitura, escrita e intertextualidade; processo de construção da personalidade de seus ‘POLIS’, remetendo-se à visão da sociedade.
 
Com as estratégias aplicadas, o interesse pelo estudo da língua está sendo ressignificado e os alunos atendidos estão desmistificando a concepção negativa de que o ato de se estudar e aprender a língua é chato, desnecessário e distante da realidade desses sujeitos

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

II FÓRUM PIBID: Teorias e Práticas da Docência no Espaço Escolar




Os avanços alcançados pelo Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo no PIBID/2012 foram apresentados, ontem, 06 de dezembro de 2012, pelos supervisores e alunos bolsistas, os primeiros resultados. Estiveram presentes a Coordenadora Institucional da São Camilo – Espírito Santo, os Coordenadores de Área, os alunos bolsistas,  os supervisores Professoras Ana Cristina Pereira (EEEFM Presidente Getúlio Vargas), Denizete Cristina Mendonça Meloni (EMEF Ercy Arruda Bonfim), Lucélia de Lima Santos (EMEB Professor Valdyr Freitas), Luzimara Burock Griffo (EMEB Jenny Guárdia) e Marcele Daré Zampirolli (EEFM Carolina Passos Gaiguer) e os gestores das escolas parceiras EMEF Ercy Arruda Bonfim e EMEB Professor Valdyr Freitas, respectivamente os Professores Neide Maria da Costa Figueira e Nelson Alves.
            O II FÓRUM PIBID: Teorias e Práticas da Docência no Espaço Escolar revelou-se como espaço excelente de trocas de experiências e avaliação das ações implementadas nesses quatro meses de PIBID/São Camilo – ES. Acordamos garantir mais espaços como esses para a socializar experiências, abrir espaços de discussões em grupos de trabalho, relatos de experiências e reuniões de áreas.
            Foi muito bom constatarmos que estamos no caminho.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Indo para a Estação de Tratamento
Acompanhados de bolsistas do curso de Ciências Biológicas, alunos das escolas parceiras visitam Estação de Tratamento em Cahoeiro de Itapemirim.

Hora de aprender sobre a importância do tratamento da água e do esgoto para a cidade

Vivenciando o estudado: visita às instalações da Estação de Tratamento

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Avanços do/no PIBID

Amanda acompanhando aluna na realização de suas tarefas escolares
Aluno bolsista fazendo projeto de intervenção em sala de segundo ano