quinta-feira, 21 de março de 2013

BOLSISTAS DO SUBPROJETO DE HISTÓRIA DESEVOLVEM ATIVIDADE DE REFORÇO NA EMEF ERCY ARRUDA BONFIM


A partir das novas abordagens do ensino de História, o professor precisa romper com a visão factual e linear do processo histórico em que as relações sociais são tomadas como ponto de partida para o estudo da sociedade.

Alunos da 6ª série em momento de estudo com bolsista do PIBID


Diante dessa realidade, as alunas Lorena Defante Prúcoli e Yasmim Massini dão continuidade ao projeto de intervenção pedagógica junto aos alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, na EMEF ERCY ARRUDA BONFIM, localizada no município de Muqui – Espírito Santo.




alunos da 8ª série durante o reforço escolar


O trabalho é parte do projeto de Reforço Escolar implementado na escola no final do ano de 2012. Segundo a aluna Yasmim Massini, pode-se observar o interesse dos alunos em participar das atividades, bem como, a melhoria do rendimento escolar dos discentes.



















PLANEJAMENTO É A TÔNICA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA


Momento de reunião dos bolsistas do subprojeto de Matemática, realizada em fevereiro, quando, além da entrega do cronograma de reuniões mensais deste semestre, foi feita a leitura circular do  Boletim DEB n º 01/2013 a qual aborda a Prova Brasil. A área traçou, a partir da leitura e de outros dados discutidos no encontro, metas para o desafio  da melhoria do IDEB de cada escola parceira.
Alunos bolsistas do subprojeto de Matemática reunem-se para estudos preparatórios



Em março, a reunião do subprojeto de Matemática de março, além dos assuntos ordinários, foram traçadas ações para a participação dos bolsistas no Projeto “O PIBID na Semana da Ação Mundial- SAM 2013”, o qual inclui as seguintes atividades: 23 de abril o Seminário “A valorização dos Profissionais da Educação” e ciclo de debate; 27 de abril - “Momento de conscientização Social a Valorização dos Profissionais da educação” - ato Público na Praça Jerônimo Monteiro. 


Reunião ordinária de março do Subprojeto de Matemática

terça-feira, 12 de março de 2013

NOTÍCIAS DA ESCOLA PARCEIRA EMEF ERCY ARRUDA BONFIM



Como já temos, amplamente discutido por aqui, o PIBID tem - atendendo a seus pressupostos básicos p promovido de forma efetiva a inserção dos egressos das Licenciaturas da São Camilo - Espírito Santo no contexto das escolas públicas de nossa região. Um exemplo ilustrativo dessa interação são as atividades vivenciadas hoje na na EMEF Ercy Arruda Bonfim-  Zona Rural doMunicípio de Muqui. Lá, segundo a Profa. Augusta quem lá esteve, "foi emocionante observar os alunos bolsistas de Letras, História e Pedagogia realizando as suas intervenções"
    

Letras

A partir da obra  “Retratos “ da autora Roseana Murray, os alunos bolsistas discutiram com os alunos como se constroem textos. Em seguida, exploraram com a ajuda dos alunos da escola uma imagem 
de D.Quixote. À medida que as "leituras" eram produzidas, ficava latente o envolvimento das crianças as quais, sem pudores, iam desvelando os vários olhares sobre a mesma imagem. Juntos, (bolsistas e alunos) chegaram à conclusão que assim se dá a produção individual de sentido.


             História
As bolsistas do PIBID discutiam o Conceito da Disciplina, a História da Disciplina, o caminho científico produzido pela história e sua importância para compreensão do mundo. Para isso, aplicaram um questionário para coletar a compreensão dos alunos sobre o Ensino de História.Muito interessante porque elas buscaram trabalhar com os alunos qual o objeto de ensino da história.Os alunos precisam saber primeiramente isto para depois decidir envolver –se com ela.A autora Nereide Saviani (2007) retrata muito bem isto em suas pesquisas. Para transformar o objeto científico de uma disciplina em objeto de ensino escolar é uma tarefa imprescindível para o sucesso das aprendizagens dos alunos.



 
3      Pedagogia

A bolsista Regina assumiu hoje o lugar da professora.O sub projeto de pedagogia nesta escola, está agora sendo ajustado e ficará bem interessante.As alunas serão observadoras das práticas pedagógicas de duas professoras e assumirão seus lugares como professoras e serão observadas por estas também. Depois, sentarão para discutir as posturas, intervenções das alunas aprendizes e da docente experiente.





segunda-feira, 11 de março de 2013

Trocando "Figurinhas"



Uma sugestão de roteiro de Sequência Didática
A troca de experiências tem sido a tônica deste PIBID.  O intercâmbio tanto se dá em nível de alunos bolsistas, quanto supervisores, estendendo-se aos Coordenadores de àrea e aos outros alunos das licenciaturas que ainda não participam do programa. A última, compartilho com vocês: os instrumentos de Plano de aula e de observação criados por uma área e que estão sendo apriimorados e adaptados por todos. Assim se faz docência, com participação, integração e humildade de ensinar e aprender.











Ficha para registro diário

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

UMA DIDÁTICA DA INVENÇÃO
VII
No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá
onde a criança diz: Eu escuto a cor
dos passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não
funciona para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um
verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta, que é a voz
de fazer nascimentos –
O verbo tem que pegar delírio.
Barros, Manoel. O livro das Ignorãças. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
 
 2012 foi um ano de muitas realizações para o PIBID na São Camilo - ES. Aprendemos à medida que nos inventávamos e reinventávamos (acho que trabalhar com educação passa meio por aí), o fato é que chegamos a 2013 - apropriando-nos de Manoel de Barros - apegando-nos ao delírio que ação de fazer faz brotar. Acesse e viva conosco um pouco desse nosso in/reinevntar em 2012.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-010-matemtica-moderna-nas-salas-de-aula

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-011-a-utilizao-dos-materiais-manipulativos

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-012-expanso-martima-europeia

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-015-explorando-o-ldico-na-aprendizagem-matemtica

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-016-reunio-de-coordenao-de-rea-de-matemtica

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-017-explorando-o-laboratrio-de-matemtica

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-018-gnreo-textual-receita

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-019-explorando-a-geometria-com-confeco-de-materiais

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-020-trabalhando-com-planfletos-nas-aulas-de-matemtica

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-021-revivendo-muqui

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-022-oficina-de-conservao-restaurao-e-anlise-de-documentos-histricos

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-026-oficina-de-restaurao

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-034-relatrio-matemtica

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-035-relatrio-histria

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/anexo-036-relatrio-biologia

http://www.slideshare.net/rhsfsilva/relatrio-parcial-ana-rita2