quarta-feira, 24 de abril de 2013

TRILHA LINGUÍSTICA



 A necessidade de (re)significação sobre o papel dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem é urgente e necessário em uma escola que vive em um contexto de muitas transformações. Assim, é papel do docente assumir sua responsabilidade nesse processo e reorganizar suas práticas em sala de aula, de forma que esse Sujeito-aluno, oriundo desse contexto instável, possa significar o conhecimento e, consequentemente, “apreender” – como afirma Anastasiou.
É desse lugar que os “pibidianos” da Escola Valdy Freitas propõem a “Trilha Linguística”, uma forma lúdica e motivadora de propor uma situação-problema e oferecer ao educando várias oportunidades de atuar criativamente sobre a própria língua. Todos participaram e foi um sucesso. Sucesso do ponto de vista cognitivo, sucesso do ponto de vista de interação e compromisso com o ser aluno que aprende.

Silêncio! Alunos aprendendo.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS AÇÕES DO PIBID NA EMEB “PROFESSOR VALDY FREITAS” POR EDIVAN DA S.VALERIANO E TIÁGO ALMEIDA



Com o diagnóstico em mãos o qual detectou: dificuldade na percepção de identidade pessoal, desmotivação frente à disciplina de língua portuguesa, defasagem na escrita e falta de integração por parte dos alunos ao meio social que a escola proporciona; optamos por iniciar a nossa intervenção pelo primeiro item, criamos junto aos alunos a “RÁDIO RECREIO” – colheita de sons, edições e apresentação do produto final no mesmo horário e local dos alunos que participam da intervenção.
Dia 07/03/2013
A intenção do primeiro contato com os alunos da EMEB em 2013 era de surpreendê-los com a implantação de uma rádio em seu espaço escolar, porém, como tivemos um problema com os aparelhos de som da mesma, realizamos o respectivo contato em sala de aula da seguinte forma:



Tentativa de passagem de áudio no pátio da EMEB no horário do recreio.
Devido aos problemas de áudio foi inviável



Segundo Plano: Com a autorização da supervisora, partimos para a apresentação nos últimos horários de aula – salas do 9°ano.ttt

Entrega dos convites para conhecimento dos responsáveis e também dos próprios alunos que não compareceram no período passado


Passagem de som dentro da classe – apresentação do projeto “Ler, escrever e dizer – A Língua Portuguesa como veículo de interação.”




Embora a segunda rádio estivesse pronta, não foi possível passar devido à falta de um cabo – que liga o notebook à caixa de som.
Atividade foi realizada apenas no contraturno.


Aplicação da primeira etapa.


Finalizamos a aula com a proposta do tema – 21 de março, Dia internacional contra o preconceito racial. Para o próximo: pesquisar sobre o tema e comparecer em horário extra na EMEB – contraturno do dia  16/03 para montarmos o próximo roteiro e realizar as gravações.

Dia 16/03/2013

O início da aula foi no Laboratório de Ciências.



Interdisciplinaridade presente com a participação da aluna Katielle – Pibidiana de História.